Biodanza Clínica e Saúde Mental

Sessões de biodanza para grupos clínicos
Sessões de biodanza para grupos clínicos
Sessões de biodanza para grupos clínicos
Biodanza Incorpora

A Biodanza Clínica é uma aplicação da Biodanza a grupos específicos na área da saúde - Grupos Clínicos.

São-nos apresentados inúmeros benefícios da aplicação da Biodanza a grupos específicos na área da saúde, nomeadamente para pessoas com doença mental, depressão, ansiedade, stress, fibromialgia, parkinson, doenças oncológicas, entre outras.

Através da indução de vivências integradoras os problemas de saúde e os seus sintomas vão diminuindo. A dinâmica da sessão de Biodanza promove a regulação do sistema neurovegetativo, endócrino e imunológico.

Os benefícios reportados na área da saúde mental são:

  • Fortalecimento da identidade
  • Redução do stress, estados ansiosos e depressivos
  • Activação do ímpeto vital, da vontade de viver e o prazer de estar vivo
  • Elevação do humor endógeno
  • Melhoria da comunicação expressiva e da linguagem

 

O sistema Biodanza tem o seu foco na parte saudável da pessoa, promovendo as suas potencialidades, a sua criatividade, as suas capacidades de expressão, permitindo a cada um fortalecer a sua identidade e o sentido intrínseco do próprio valor.

A Biodanza surge assim enquadrada no conceito da Saúde Positiva, visando a superação do estigma da doença, tanto ao nível da auto-imagem interna, como ao nível da comunidade humana. Encontramo-nos permeados pelo paradigma biocêntrico de respeito à vida, de aceitação e de compreensão da totalidade da pessoa. O doente, antes de ser doente, é uma pessoa munida de toda a sua potencialidade, unicidade e singularidade.

A Biodanza Clínica oferece uma estratégia, que associada a outros modelos de intervenção, permite o desenvolvimento de competências das pessoas que vivem dificuldades decorrentes do seu estado de saúde-doença, efeitos secundários da medicação e todos os problemas associados em termos da saúde física, como o sedentarismo, obesidade e síndrome metabólica.

A Biodanza Clínica é também uma estratégia importante em pessoas idosas e na área da reabilitação psicossocial, para mais informações consulte a tese de mestrado de Márcia Santos.

Márcia Santos Facilitadora Didata de Biodanza
Especializada em Biodanza Clínica e Social, Biodanza e Saúde Mental e Biodanza para Crianças e Jovens