A vitalidade engloba conceitos como o de saúde, ímpeto vital e alegria de viver.
Esta linha de vivência é a expressão da energia, do impulso que invoca à ação, da presença no mundo e da determinação para traçar seu próprio caminho.
Na busca da realização pessoal é necessário ânimo e disposição, força para enfrentar os obstáculos encontrados, assim como reconhecimento e  regulação interior das necessidades e dos limites físicos do corpo.
De acordo com Gonçalves (2009, p.82) “a noção de vitalidade está relacionada com um bom nível de saúde e harmonia orgânica”, indicando “sentir fortes motivações para viver, ter energia disponível para ação, ou seja, ímpeto vital”.
Outro conceito relacionado com vitalidade é o entusiasmo, que faz com que as pessoas sejam capazes de vencer os desafios do dia-a-dia.
A linha da vitalidade “é gerada a partir do conjunto de funções destinadas a manter a homeostase, e compreende instintos de conservação, de fome, de sede, assim como respostas de luta, de fuga, e as funções de regulação da atividade e do repouso” (Toro, 2002, p.85).
Segundo Toro (2002, p.85) “no aspecto psicológico a vitalidade se expressa pela alegria de viver, pela motivação para a ação e pela força dos instintos”.
É a capacidade de colocar-se no mundo como ser humano autónomo, responsável por seu movimento e pelas suas ações.
Desenvolver o potencial genético da vitalidade, segundo Gonçalves (2009, p.83) pode ter os seguintes impactos a nível pessoal:

  • aumento da energia vital
  • integração motora
  • superação dos distúrbios psicossomáticos
  • resistência ao esforço
  • estabilidade neurovegetativa
  • facilidade para rir
  • agilidade dos movimentos, som e expressão da voz
  • brilho e intensidade do olhar e harmonia e vigor dos gestos.

É este o caminho que vamos percorrer nas próximas aulas!
Até já!

Bibliografia:
Gonçalves, E. (2009). Educação Biocêntrica: O presente de Rolando Toro para o pensamento pedagógico. Paraíba: Editora Universitária.
Toro, R. (2002). Biodanza. São Paulo: Editora Olavobrás.